26/09/2002 13h59 – Atualizado em 26/09/2002 13h59
Representantes de 37 países e de três organismos internacionais vão acompanhar o primeiro turno das eleições gerais no Brasil. A Paraíba será o único estado do Nordeste a receber a visita. Os demais anfitriões são Amazonas, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Distrito Federal. A indicação dos locais foi feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas a iniciativa é do Ministério das Relações Exteriores.
O objetivo da comitiva internacional é verificar como se processa o sistema brasileiro de votação eletrônica e discutir a aplicação dele em seus países de origem. Para a Justiça Eleitoral, essa será uma oportunidade de mostrar a uma comunidade internacional a transparência do processo eleitoral brasileiro.
A comitiva designada para acompanhar as eleições na Paraíba será formada por representantes do Peru, de Portugal, da República Dominicana, da Costa Rica e do Canadá. O grupo chega no dia 5 de outubro e permanece até o dia 7. No domingo, dia das eleições, visitará as seções eleitorais, onde observará o processo e o fluxo de votação, a emissão da zerésima (documento que mostra que a contagem de votos naquela urna está zerada, daí o nome) e o funcionamento da urna e dos materiais. Encerrada a votação, serão conferidos a emissão do boletim de urna, retirada do disquete, guarda dos materiais e da urna eletrônica, preenchimento da ata, entre outros.
As etapas de acompanhamento dos trabalhos serão intercaladas com a visita à seção específica para portadores de deficiência, votação paralela, acompanhamento da apuração de votos por meio do Sistema de Voto Cantado e pelo sistema de divulgação.
Fonte: Agência Nordeste