26/09/2002 08h41 – Atualizado em 26/09/2002 08h41
Diante da suspeita de foco de enfermidade vesicular em bovinos numa propriedade do Paraguai, a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) vai antecipar a vacinação antiaftosa em bovinos em 16 municípios: Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Sete Quedas e Tacuru.
A imunização que estava prevista inicialmente para ocorrer em novembro, dentro da etapa normal de vacinação, será realizada de 26 de setembro até 31 de outubro nestas localidades.
A portaria º 460/2002 assinada pelo diretor-presidente do Iagro, Alexandre Auler Krabbe, será publicada amanhã, no Diário Oficial do Estado. Segundo dados do Iagro o rebanho estimado nestes municípios é de 3,5 milhões de cabeças.
Na portaria o Iagro justifica que a medida foi tomada visando garantir o status sanitário do rebanho sul-matogrossense, livre da aftosa desde maio de 2001. Além disso, a extensa área de fronteira com o Paraguai e Bolívia (quase 1.500 km), dificulta o controle de trânsito de bovinos e bubalinos e a necessidade de assegurar e preservar o Serviço de Defesa Animal.
Segundo o diretor de Operações do Iagro, Osvaldo Dias, deverão ser vacinados todos os animais das propriedades de “mamando a caducando”. Nos demais municípios do Estado a vacinação será realizada em novembro.
Fonte: MS Notícias