26/09/2002 08h25 – Atualizado em 26/09/2002 08h25
O Irã negou hoje as informações divulgadas em um relatório dos Estados Unidos sobre a existência de um campo de treinamento da rede terrorista Al Qaeda no país e afirmou que tais alegações pretendem depreciar a república islâmica.
A NBC News citou fontes não-identificadas ontem, dizendo que a inteligência norte-americana detectou um suspeito campo de treinamento no leste do Irã, que inclui locais para treinar tiro ao alvo similares aos de campos da Al Qaeda no Afeganistão.
“Não existem tais campos no Irã. Essa notícia foi espalhada para criar uma guerra psicológica e tem objetivos políticos”, declarou um porta-voz do Ministério de Relações Exteriores.
O presidente dos EUA, George W. Bush, considera o Irã como parte do “eixo do mal”, ao lado do Iraque e da Coréia do Norte, por tentar desenvolver armas de destruição em massa e apoiar o terrorismo. O Irã nega todas as acusações e acrescenta que já prendeu e deportou 150 pessoas com possíveis ligações com o Taleban e a rede criminosa de Osama bin Laden, considerado culpado pelos ataques de 11 de setembro aos EUA.
“Sempre lutamos contra o terrorismo e desde o início somos contra a Al Qaeda e o Taleban. Até agora, nem os EUA nem qualquer outro país conseguiu documentos que provassem essas afirmações”, afirmou o porta-voz.
Fonte: Folha Online