26/09/2002 21h18 – Atualizado em 26/09/2002 21h18
O deputado estadual Geraldo Resende (PPS) está apresentando indicação na Assembléia Legislativa solicitando ao Governo do Estado a viabilização de uma área específica para treinamento de candidatos alunos de primeira carteira de habilitação, em Dourados, e a possibilidade de isenção do IPVA aos veículos utilizados para aprendizagem.
O parlamentar argumenta que o pedido atende uma reivindicação antiga dos instrutores de trânsito do município, que fazem parte da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais em Formação Teórica de Condutores de Veículos – Cofortec. “Com relação à isenção do IPVA aos veículos utilizados para aprendizagem, acredito que medida reverteria em um preço mais acessível à população, permitindo que um maior número de pessoas possam habilitar-se. Com isso, o conhecimento das leis de trânsito será ampliado, o que com certeza contribuirá para a diminuição dos índices de acidente”, diz o parlamentar.
Já o pedido da categoria com relação ao local para as aulas práticas baseia-se na dificuldade que os instrutores encontram nas vias públicas de Dourados, “cujo trânsito necessita de maior humanização e consciência”, conforme afirma o presidente da Cofortec, Altezevelte Dutra de Araújo. Ele diz que o local cedido – o estacionamento do Douradão (Estádio Fredis Saldivar) – é improvisado e inadequado para a prática da direção de veículos, além de não comportar o fluxo dos alunos candidatos à habilitação. “O local também fica inviabilizado para as aulas no período das festividades do calendário municipal, como a festa junina, impedindo que possamos atender à nossa demanda”, afirma.
Para Geraldo Resende, a solicitação é justa e será defendida por ele na Assembléia Legislativa. “Precisamos apoiar as iniciativas dos grupos que possuem a preocupação e comprometimento social com um trânsito mais seguro. Ampliando o conhecimento da população com relação ao trânsito, as campanhas educativas do Detran com certeza terão melhores resultados e poderão diminuir a violência no trânsito”, afirma o parlamentar.