01/10/2002 13h59 – Atualizado em 01/10/2002 13h59
O mercado de ações abriu em alta em Nova York nesta terça-feira, recuperando parte das fortes perdas de segunda-feira.
O índice Dow Jones das principais ações subiu 76 pontos somente nos cinco primeiros minutos após a abertura do pregão.
Em Londres, o índice FTSE subiu 62 pontos, mas, em Paris, o índice Cac perdeu parte de seus ganhos iniciais, e registrava uma alta de 27 pontos.
Mas a alta desta terça-feira não deixou os analistas mais otimistas quanto ao futuro comportamento do mercado.
Volatilidade
“Sempre convivemos com muita volatilidade em outubro. O crash de 1987 aconteceu em outubro, assim como a baixa de 1998”, disse Tom Hougaard, da City Index, em Londres.
A queda nos preços das ações na capital britânica na segunda-feira fez do mês de setembro o pior no mercado de ações local desde outubro de 1987.
“Não estou sugerindo que teremos um crash, e sim que outubro tem grandes probabilidades de trazer quedas.”
Hillary Cook, da corretora Barclays, disse que com o alto nível de desconfiança por parte dos investidores, qualquer notícia pode ter impacto negativo sobre os mercados.
Os preços das ações caíram acentuadamente na segunda-feira, em conseqüência da insegurança geral em relação ao estado da economia mundial, quedas nos lucros das grandes coorporações e a possibilidade de uma guerra contra o Iraque. O FTSE em Londres caiu 4,7%.
Além disso, as previsões do desempenho da economia alemã sugerem que o setor de manufaturados do país deve continuar vulnerável.
O banco de investimentos Morgan Stanley reduziu sua previsão de crescimento econômico para a União Européia no próximo ano, de 2,7% para 1,5%.
Nervosismo
Os mercados de ações da Europa começaram a terça-feira em clima nervoso, depois das grandes perdas ocorridas na segunda-feira em todo o mundo.
Pela manhã, os preços das ações nesta terça-feira oscilavam em torno dos valores alcançados no horário de fechamento na segunda-feira. Os investidores aguardavam o início das operações em Wall Street, Nova York.
O baixo desempenho em transações comerciais e nos índices de produtividade nos Estados Unidos abaixaram os preços das ações em Nova York, afetando também o mercado londrino.
Fonte: BBC Brasil