01/10/2002 13h20 – Atualizado em 01/10/2002 13h20
Ao entregar a nova seção do Corpo de Bombeiros à população das Moreninhas, o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel QOBM João Alves Calixto, anunciou ontem, que esse investimento permitirá à corporação atender as ocorrências na região sul da cidade num tempo recorde de até 2 minutos, beneficiando mais de 40 mil pessoas que vivem naquela região da Capital.
Ao referir-se ao secretário de Justiça e Segurança Pública, Almir Paixão, como “amigo particular do Corpo de Bombeiros e porto seguro para as necessidades da corporação”, o comandante lembrou que, a obra, executada especialmente para atender a demanda dos moradores das Moreninhas e bairros adjacentes, foi concluída em apenas quatro meses, e reflete a política de segurança pública e a “sensibilidade” do secretário para as questões da corporação.
Bombeiro Comunitário – Coronel Calixto defendeu o projeto de Polícia Comunitária que está sendo implementado pelo governo, através da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), anunciando que a Seção de Bombeiros das Moreninhas será “ uma unidade de Bombeiros Comunitária”. Para isso, explicou o comandante, todos os homens da corporação que vivem nas Moreninhas – cerca de 16 Bombeiros Militares, irão trabalhar na nova Seção.
“Temos de ser participativos. Fazer muita prevenção e estar à disposição da comunidade”, enfatizou coronel Calixto, em seu pronunciamento ontem nas Moreninhas.
Tempo de resposta – Para Calixto, a comunidade e o Corpo de Bombeiros ganham com a nova seção das Moreninhas. A comunidade porquê passa a contar com um serviço mais ágil e de pronto atendimento do Corpo de Bombeiros em sua região; e o Corpo de Bombeiros porquê diminuirá sensivelmente o seu “tempo resposta” nos salvamentos, combate a incêndio e auxílio à comunidade nas Moreninhas e bairros adjacentes.
“Em Mato Grosso do Sul o tempo resposta do Corpo de Bombeiros é em média de 5 minutos. Essa unidade nas Moreninhas vai permitir atendê-los não mais em cinco (5) mas em dois (2) minutos. Estamos contentes de estar aqui e poder ser útil a esse povo”, afirmou coronel Calixto.
Antes da construção dessa unidade as ocorrências nas Moreninhas eram atendidas pelo Sub-Grupamento do CBM, sediado na avenida Costa e Silva. A distância a ser percorrida de cerca de 13 quilômetros da avenida até as Moreninhas dificultava o trabalho das equipes. Agora o Corpo de Bombeiros conta com a estrutura para atender com mais eficiência a essas comunidades.
Demanda – De janeiro a julho desse ano, só para ter uma idéia da demanda, o Corpo de Bombeiros registrou nos bairros das saídas para São Paulo e Sidrolândia 2.262 ocorrências de salvamento (acidentes aeronáuticos, ferroviários, de trânsito, de trabalho,afogamentos e agressão física). De janeiro a junho foram atendidas 204 ocorrências de combate a incêndio. No mesmo período realizaram 409 auxílios a comunidade (195 transportes de parturientes), na mesma região da cidade.
Fonte: MS Notícias