23.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 8 de maio de 2025

Exército repudia ameaças a índios ianomâmis

02/10/2002 09h12 – Atualizado em 02/10/2002 09h12

O Comando do Exército negou as acusações publicadas no jornal “New York Times” de que militares possam estar ameaçando índios nas fronteiras da Amazônia. As informações são do jornal “O Estado de S. Paulo”.

De acordo com o Exército, a construção de quartéis na região é feita respeitando a cultura das populações locais e que muitos soldados que servem na região são índios.

Segundo a reportagem publicada no jornal norte-americano as

Forças Armadas brasileiras estão construindo novas bases e expandindo antigas em territórios reservados aos ianomâmis e outras tribos. À medida que seu número cresce, cada vez mais os soldados estão mantendo relações sexuais com mulheres ianomâmis, disseminando doenças venéreas e desestruturando os padrões de vida.

Para o general Gleuber Vieira é impossível evitar essa convivência. Ele lembra que 70% da população de São Gabriel da Cachoeira (AM), onde há uma unidade do Exército, por exemplo, é de índios e o natural é que haja a convivência sexual entre soldados índios e índias e até mesmo casamentos.

Fonte: Diário da Manhã

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.