23.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 8 de maio de 2025

FBI nunca fez avaliação séria sobre ameaças terroristas nos EUA, diz relatório

02/10/2002 08h35 – Atualizado em 02/10/2002 08h35

O FBI (polícia federal americana), que tem sido duramente criticado por falhas de inteligência relacionadas com os atentados de 11 de setembro de 2001, nunca realizou uma avaliação ampla por escrito da ameaça terrorista nos EUA, disse o Departamento de Justiça.

O Escritório da Promotoria-Geral divulgou o resultado de uma auditoria sobre o programa de contraterrorismo do FBI, segundo a qual, apesar de a agência ter sido submetida a uma grande reestruturação, o organismo não cumpriu com a promessa de fazer uma avaliação por escrito dos risco de ataques terrorista e não incorpou tal hipótese ao seu plano estratégico.

“Uma vez que o FBI não realizou uma avaliação sistemática por escrito sobre os mais prováveis cenários de terrorismo, a agênci pode não ter identificado totalmente a natureza específica de a ameaça para que pudesse dirigir sua atenção e seus recursos para preparar-se adequadamente e responder eficazmente ao risco em questão”, destacou o relatório.

O FBI preparou um informe sobre ameaças terroristas depois dos atentados de 11 de setembro, mas nunca avaliou a

a possibilidade de ataques futuros, alvos em potencial e possíveis metódos de terroristas. E acrescenta, o FBI nunca avaliou seriamente o risco de um ataque terrorista com material químico ou biológicou o com armas de destruição maciça.

Uma razão possível para a deficiência do FBI dever-se ao fato de que não existe um agente responsável por redizir a avaliação. A auditoria federal também destacou que alguns agentes acham que o FBI não dispõe de capacidade analítica ou recursos para realizar uma avaliação ampla.

Fonte: Reuters

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.