02/10/2002 16h40 – Atualizado em 02/10/2002 16h40
Uma mula deu à luz um burro, em um vilarejo no interior do Marrocos. O nascimento está sendo considerado por especialistas um milagre.
A mula tem origem no cruzamento entre uma égua e um burro (ou vice-versa) e é, portanto, um animal completamente estéril.
Nos últimos 25 anos, há apenas dois casos de uma mula dando à luz: um na China, em 1988, e outro no Marrocos em 1984.
Desde 1527- quando os casos começaram a ser arquivados – apenas 60 casos de mula dando à luz foram registrados.
Raridade
“A ocorrência é tão rara historicamente que os romanos falavam a expressão document.write Chr(39)quando uma mula der à luzdocument.write Chr(39) para falar sobre um evento raro”, explica Gigi Kay, um veterinário da Sociedade Protetora dos Animais do Norte da África.
A mula, de 14 anos, deu à luz no dia 28 de agosto, num vilarejo da região de Oulmes, a 80 quilômetros da cidade antiga de Fez.
A fazenda fica no pé das Montanhas Atlas, onde a mula virou uma verdadeira celebridade, já tendo sido visitada (junto com o seu filho) por centenas de pessoas.
O dono da mula, um idoso fazendeiro, desconhecia que ela estava grávida e viajou com o animal 20 quilômetros para uma feira na véspera do nascimento.
Mãe e filho estão sendo submetidos a exames sangüíneos para que o caso seja melhor avaliado.
Um cavalo tem 64 cromossomos e um burro tem 62. Então, a mula possui 63 cromossomos – um número ímpar que não pode ser dividido em cromossomos pares. Isso faria com que a mula fosse incapaz de se reproduzir.
O burro nascido no Marrocos se parece com uma mistura de um bebê burro com uma bebê mula.