02/10/2002 09h37 – Atualizado em 02/10/2002 09h37
Supostos militantes muçulmanos assassinaram três representantes do partido governista na quarta-feira na Caxemira indiana, nos dias finais de uma eleição que Nova Délhi espera irá escorar sua administração no problemático Estado.
Os representantes do partido da Conferência Nacional foram mortos a tiros no distrito de Kupwara, na fronteira com o Paquistão, disse a polícia. Kupwara teve o primeiro dos quatro turnos de eleições no Estado himalaio, que foi a causa de duas das três guerras entre a Índia e o Paquistão desde 1947.
Em outra matança na quarta-feira, pelo menos duas pessoas foram mortas quando militantes jogaram uma bomba em um ônibus cheio de peregrinos hindus no sul do Estado e cinco soldados paramilitares morreram quando seu veículo passou sobre uma mina terrestre perto de Srinagar, a capital de verão da Caxemira.
A série de ataques acontece um dia depois do terceiro e mais sangrento turno de votação, no qual 18 pessoas morreram, incluindo oito civis, mortos a tiros por separatistas em outro ataque contra um ônibus.
Jammu e Caxemira tem sido atingida pela violência com finalidade de arruinar a eleição. Mais de 600 pessoas, incluindo o ministro do Estado e cerca de 36 funcionários políticos, foram mortos desde que a eleição foi anunciada, em 2 de agosto.
Fonte: Reuters