03/10/2002 12h13 – Atualizado em 03/10/2002 12h13
Segundo dados da Empresa de Energia Elétrica de Mato Grosso do Sul pelo menos uma pessoa por dia sofre algum tipo de acidente na rede de alta tensão. O perigo está na falta de informação que muitas vezes coloca vidas em risco.
Galhos perto da rede de energia. Essa é a principal causa dos acidentes. Mas muitos também são provocados por animais. Na semana passada, uma seriema ficou por mais de 6 horas num fio de alta tensão em Campo Grande. Só não houve um acidente graças a perícia do técnico que fez o resgate da ave. Outro motivo de acidentes são as pipas. Brincadeira de criança que já fez muitas vítimas.
Por ano acontece uma média de 720 acidentes na rede de energia elétrica em Mato Grosso do Sul. São 60 por mês, dois por dia. Além do prejuízo financeiro de mais de 60 mil reais para a empresa vidas estão em risco.
Nesta quarta-feira, duas pessoas morreram eletrocutadas. Um rapaz de 23 anos estava arrumando uma antena e encostou no fio de alta tensão. Ele levou um choque de 8 mil volts e morreu na hora. O padrasto dele tentou ajudar e também morreu. Este é o segundo acidente grave este ano. Em julho, um tratorista encostou a pá carregadeira da máquina na rede. O fio rompeu e caiu no córrego onde estavam três trabalhadores. Um deles morreu e outros dois ficaram feridos.
Fonte: TV Morena