03/10/2002 11h21 – Atualizado em 03/10/2002 11h21
Mato Grosso do Sul terá um Presídio Federal de Segurança Máxima dentro de um ano, conforme despacho assinado ontem em Brasília (DF), pelo Ministro da Justiça, Paulo de Tarso Ramos Ribeiro, e o Secretário Nacional de Justiça, Antonio Freitas.
Além de Mato Grosso do Sul, os outros presídios serão instalados em quatro estados brasileiros: Pernambuco, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
O Superintendente de Políticas Penitenciárias, da Secretária e Justiça e Segurança Pública de MS, Waldemar Ruiz Mateus, acredita que o presídio seja construído em Campo Grande, funcionando junto o Presídio de Trânsito, que está em fase de construção. Segundo ele, a Assembléia Legislativa é que vai decidir o local da construção.
O prazo entre a Licitação e a construção dos presídios é de 12 meses, com investimentos na ordem de 6 milhões de reais para cada unidade. Cada unidade terá 6.200 metros quadrados de área construída e vai abrigar 200 presos de alta periculosidade com dificuldades de convívio com outros internos.
Em Mato Grosso do Sul, quatro presídios estão em fase de construção, são eles, o de Dois Irmãos de Buriti, o de Naviraí, o de Três Lagoas e o Presídio de Trânsito, de Campo Grande. Este último será um presídio de segurança máxima que será concluído em dezembro deste ano, e abrigará 180 presos que ainda não foram julgados e condenados. Já o de Naviraí será finalizado em maio de 2003, e terá 200 vagas.
Hoje, o Estado tem o excesso de 1.940 vagas, e os novos presídios vão abrigar mais 1.000 vagas. A cada mês 50 novos presos ocupam as penitenciárias de MS. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU) cada cela deve ter quatro detentos, geralmente cabem seis.
Fonte: CBN News