04/10/2002 10h56 – Atualizado em 04/10/2002 10h56
O Paquistão anunciou, nesta sexta-feira, que testou com sucesso um míssil balístico terra-terra, de médio alcance e “indigenamente desenvolvido”. A Índia, sua vizinha e arqui-rival, foi avisada com antecedência sobre o exercício e, horas depois, também testou um míssil, do tipo terra-ar.
Os detalhes da prova na Índia ainda não estão disponíveis.
O teste, realizado pela manhã, aconteceu enquanto Índia e Paquistão mantêm mais de um milhão de soldados estacionados ao longo da fronteira comum, em um clima de tensão que já dura 10 meses.
Chamado de Hatf 4 ou Shaheen, o míssil tem alcance de até 610 quilômetros e pode transportar ogivas tanto convencionais como nucleares.
“Fizemos notificação prévia aos vizinhos, bem como a alguns países amistosos”, informou o governo paquistanês, por meio de um comunicado.
Uma autoridade militar citada pela agência Associated Press descreveu o teste como “rotineiro”.
Não está claro por que o Paquistão escolheu testar o míssil nesta sexta-feira, a menos de uma semana das eleições gerais no país e durante a fase final de votação no lado indiano da conturbada Caxemira.
O teste também se seguiu a uma visita da subsecretária de Estado norte-americana para o sul da Ásia, Christina Rocca, que deixou a região na quinta-feira, concluindo uma missão que visou a reduzir a tensão entre Índia e Paquistão.
A Índia minimizou o teste de míssil, referindo-se ao mesmo como mera propaganda.
“Como já dissemos antes, não estamos especialmente impressionados com essas bobagens”, declarou a porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores da Índia, Nirupama Rao.
“Como se sabe muito bem, os mísseis paquistaneses são construídos com materiais, equipamento e tecnologia importados clandestinamente”, concluiu.
Ainda assim, após os dois vizinhos e inimigos por pouco não terem declarado guerra no começo do ano, testes como o desta sexta-feira dificilmente ajudarão a reduzir a tensão na região, segundo analistas.
Com as atenções internacionais atualmente voltadas para uma possível guerra dos Estados Unidos contra o Iraque, a Índia, observaram analistas, poderia aproveitar para deslanchar um ataque ao Paquistão.
O teste do míssil poderia, neste contexto, ser uma demonstração do contínuo estado de prontidão das Forças Armadas paquistanesas.
Fonte: CNN





