19.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 17 de junho de 2024

Conflito durante greve de motoristas deixa 5 feridos no Paraguai

10/10/2002 11h31 – Atualizado em 10/10/2002 11h31

Ao menos cinco sindicalistas ficaram feridos hoje durante as primeiras horas de uma greve realizada por motoristas de ônibus, disseram membros de uma instituição médica.

“Temos cinco pessoas feridas. Quatro apresentaram ferimentos que teriam sido provocados por balas de borracha”, afirmou José Mayahns, diretor do Hospital de Emergências Médicas, de Assunção.

O enfrentamento com a polícia aconteceu em uma via de acesso à capital paraguaia de Loma Pytá, uma área próxima de Assunção.

A polícia disse ter investido contra os sindicalistas que tentavam bloquear o trânsito no local. Os organizadores dos protestos afirmaram que as agressões aconteceram depois de seus companheiros terem escapado da polícia.

Pouco antes, um dos motoristas em greve incendiou um ônibus em Mariano Roque Alonso, a 15 quilômetros da capital.

A greve, que teve adesão quase total, foi convocada por quatro sindicatos, que representam os motoristas de cerca de 60 empresas de transporte, para exigir a solução de conflitos trabalhistas, a redução do preço da gasolina e o rechaço de um projeto de lei prevendo aumento dos impostos.

“Estamos cansados de ver nossos companheiros explorados. Não podemos continuar com esta situação, por isso convocamos esta greve”, afirmou o líder sindical Roberto Medina.

O governo colocou à disposição da população veículos das Forças Armadas, aos quais se somaram pequenos furgões e caminhonetas.

Os motoristas se reuniram nos vários acessos a Assunção e pretendiam partir ao meio-dia para o centro da cidade a fim de realizarem um ato conjunto.

Fonte: Reuters

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.