32.1 C
Três Lagoas
sábado, 11 de abril de 2026

MS esta em 6º lugar no número de focos de incêndio

14/10/2002 15h08 – Atualizado em 14/10/2002 15h08

Mato Grosso do Sul está em sexto lugar no ranking nacional no número de focos de incêndio. Mesmo assim, o número de queimadas este ano já supera o registrado em todo o ano passado. No mapa com os monitoramentos de queimadas dos últimos quatro anos a confirmação: em 2002 não houve um mês sem incêndios florestais.

A culpa é do El Niño. O Ibama recebe imagens de três satélites que passam 14 vezes por dia sobre Mato Grosso do Sul. O estado começou o ano como o campeão brasileiro em focos de calor, agora baixou para sexto lugar mas, segundo o Ibama, isso não é uma boa notícia. Em todo o ano passado foram registrados no Estado 5.325 focos de calor. Este ano, até agora, já são 8.661 focos. E no mês de outubro o número de focos já é o dobro do que o mesmo período do ano passado.

Foi o que aconteceu por duas vezes no Parque Estadual do Ivinhema. O clima seco, aliado a vegetação seca e a queda de raios resultou em dois grandes incêndios que destruíram quase 40% da vegetação.

Fonte: Dourados News

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.