14/10/2002 15h25 – Atualizado em 14/10/2002 15h25
Há na história recente da política brasileira apenas um caso de virada, em segundo turno, tão expressiva como a que José Serra (PSDB) necessita para se eleger presidente da República, observa relatório da MCM Consultores Associados, distribuído ao HSBC Investment Bank.
Ela ocorreu em 1994, na eleição para o governo de Minas Gerais. Hélio Costa (PPB) terminou o primeiro turno com 48% dos votos válidos, pouco mais de 20 pontos acima de Eduardo Azeredo (PSDB).
No segundo turno, Azeredo virou o jogo. Elegeu-se com expressiva votação (59%), enquanto Costa terminou com 41% dos votos válidos, menos do que ele obteve na primeira etapa da eleição.
“Lula está bastante à frente de Serra. Será difícil alcançá-lo. Mas a campanha eleitoral deste ano definitivamente assemelha-se a uma maratona, prova que normalmente é vencida pelo concorrente que guardou mais forças para o sprint final e não necessariamente por aquele que liderou na maior parte do tempo. Além disso, são 20 longos dias de intensa campanha – uma eternidade durante a qual muita coisa ainda pode acontecer”, diz a MCM.
Fonte: Folha Online




