16/10/2002 09h16 – Atualizado em 16/10/2002 09h16
Os funcionários públicos de Portugal entraram em greve, nesta quarta-feira, para protestar contra medidas de redução dos custos tomadas pelo governo do primeiro-ministro José Manuel Durão Barroso, informaram dirigentes sindicais.
Os organizadores da paralisação esperam a adesão de cerca de meio milhão de servidores ao longo da paralisação, de 24 horas.
A greve segue-se a recentes protestos e paralisações realizados por médicos, enfermeiras, professores, burocratas e catadores de lixo, entre outras categorias do funcionalismo público.
Há seis meses no poder, Durão Barroso vem tentando reduzir o déficit público para o patamar fixado pela União Européia – não mais do que três por cento do Produto Interno Bruto (PIB).
Os trabalhadores, por seu lado, temem que os planos do governo incluam mudanças no sistema de benefícios e aposentadorias.
A ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite, deu início, na terça-feira, a conversações salariais com os sindicatos e propôs um aumento de 3,6 por cento para o próximo ano – menos do que a metade do reajuste nos vencimentos concedido em 2002.
Entre janeiro e setembro, o déficit orçamentário do país subiu 19,1 por cento, anunciou o Ministério das Finanças nesta quarta-feira.
Fonte: Reuters





