26.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Feipec promete revolucionar os agronegócios

04/11/2002 17h29 – Atualizado em 04/11/2002 17h29

Serão oferecidos gratuitamente cursos de capacitação, além de leilões e conhecimentos de tecnologias

Começa na quarta-feira (6) e vai até a próxima segunda-feira (11) a 1ª Feipec (Feira Pecuária de Três Lagoas). No recinto LeiloAdo, às margens da BR 262, os organizadores prometem revolucionar o ramo de agronegócios.

Voltado para criadores de gado de Mato Grosso do Sul e de cidades o Estado de São Paulo, serão seis dias em que empresas poderão mostrar novas técnicas, e os produtores participarão de palestras com pessoas renomadas na área, além de leilões que vão desde ovinos, touros até vacas leiteiras.

A feira é organizada pela AM Leilões e Eventos, a mesma que promove há seis anos a Exposição Agropecuária de Araçatuba, junto com o Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste). Há um ano entrou no mercado sul-mato-grossense, quando passou a realizar leilões mensais em Três Lagoas.

Os preparativos da Feipec vêm desde agosto e a expectativa é de que o evento movimente por volta de R$ 3 milhões em negócios, incluindo a comercialização de produtos e animais. Durante a feira, serão ofertados aproximadamente mas de 4.700 animais em oito leilões.

“Nosso objetivo é revolucionar o setor de agronegócios”, resume um dos organizadores Ruy Padula, de 43 anos.

Segundo Padula a escolha por Três Lagoas se deve ao fato de ser uma cidade “onde há uma pecuária forte, concentrando muitos produtores”. O sócio-proprietário da AM, Amauri Roland Vieira, complementa dizendo que Três Lagoas “é a porta de entrada para o Mato Grosso do Sul, o maior produtor de carne do país, possuidor do maior rebanho bovino”.

EMPRESAS

Um dos diferenciais da feira é o fato de ela ser voltada, exclusivamente, para os negócios. Além dos leilões e palestras, a Feipec terá ainda um espaço para empresas que atuam na comercialização de produtos agropecuários, como sêmen, insumos veterinários, cerca elétrica, além de tratores, caminhões e implementos agrícolas.

Serão mais de 30 expositores vindo de várias cidades como Dourados-MS, São Carlos-SP, Araçatuba-SP, Dracena-SP.

O Banco do Brasil estará, por meio da agencia de Três Lagoas, informando as providencias necessárias para a aprovação de cadastros de produtores rurais, que queiram financiar animais nos leilões da Feipec. O FCO possibilita juros módicos de 8,75% ao ano podendo no pagamento regular chegar a taxa de 7,44%, com carência de até dois anos.

PALESTRAS

Padula conta que a procura pela participação das palestras tem sido grande, o que demostra “a necessidade que os pecuaristas têm de se capacitarem”.

Dentre os assuntos abordados estão “o manejo sanitário na criação de ovinos”, “doenças que causam mortes em bovinos -Clostridiose” e “rastreabilidade bovina”.

“Tanto as palestras quanto à visitação é de entrada gratuita”, salienta o coordenador.

LEILÕES

Os leilões deverão movimentar R$ 2 milhões e foram programados três inéditos em Três Lagoas: o de ovinos, que apresenta reprodutores e matrizes de duas importantes raças, a Cabanha Araçá e a Cabanha Santo Antonio; outro será de gado leiteiro, oferecido pela bacia leiteira de Lins, uma das mais importantes do Brasil e um grande leilão elite.

EXPANSÃO

Apesar de a primeira edição da Feipec ser realizada em Três Lagoas, a intenção, segundo sócio-proprietário da AM, Amauri Roland Vieira, é levar a feira para outras localidades, como Cassilândia (MS), Novo Horizonte e Presidente Prudente (SP).”A idéia é adaptá-la de acordo com os interesses de cada região”, diz.

Para Três Lagoas a intenção dos organizadores não param nesses seis dias “com certeza ela será a primeira de muitas aqui no município”, enfatizou o organizador Padula.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.