05/11/2002 09h17 – Atualizado em 05/11/2002 09h17
WASHINGTON – Os americanos participam hoje das eleições legislativas, que se transformaram em uma espécie de referendo sobre a gestão do presidente George W. Bush e, em especial, quanto à política econômica e uma possível guerra contra o Iraque. As urnas dirão se Bush poderá contar, nos próximos dois anos, com um Congresso de maioria republicana, que lhe permita aplicar seu programa de Governo, ou se terá que enfrentar uma difícil negociação com o Partido Democrata.
Os republicanos buscam manter o controle da Câmara de Representantes, que renovará suas 435 cadeiras. Atualmente, o partido ocupa 223 cadeiras, contra 208 democratas, 1 independente e três vazias.
No Senado, que renovará 34 de seus 100 representantes, a situação é muito mais equilibrada e a maioria democrata foi decidida no ano passado, quando o republicano James Jeffords renunciou para virar independente. A decisão deixou a Câmara Alta com 50 democratas, 49 republicanos e um independente.
Fonte: Agência EFE
_