24.1 C
Três Lagoas
domingo, 11 de maio de 2025

Biblioteca digital é lançada com apoio da HP

05/11/2002 09h11 – Atualizado em 05/11/2002 09h11

LONDRES – O Massachusetts Institute of Technology (MIT) lançou o Dspace, que pode se tornar uma biblioteca on-line para todas as universidades do mundo. O Dspace vai começar como uma biblioteca com recursos do MIT, mas com o tempo vai conectar outras instituições em todo o mundo.

Segundo o Ananova.com, o objetivo geral é garantir que os documentos eletrônicos acadêmicos sobrevivam pelo mesmo período que os documentos físicos são preservados. A diretora de bibliotecas do MIT, Ann Wolpert, comentou que o tempo médio de vida de um documento digital é de apenas alguns anos.

  • Então o objetivo é criar a capacidade de guardar os trabalhos digitais.

O recurso usará software com código aberto, desenvolvido junto com a Hewlett-Packard. Isso significa que as outras instituições vão poder criar bibliotecas digitais de forma simples e sem royalties, conectando-se ao consórcio DSpace.

O DSpace levou cerca de quatro anos para ser desenvolvido e a primeira etapa foi lançada com uma bolsa de US$1,8 milhões da HP. O MIT espera gastar cerca de US$250 mil anualmente para manter e operar o arquivo.

Fonte: GloboNews.com

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.