05/11/2002 11h05 – Atualizado em 05/11/2002 11h05
Algumas panificadoras de Curitiba inovaram no sistema de venda do pão francês e passaram a oferecer o pãozinho a quilo. Segundo o Sindicato da Panificação, a mudança é amparada pela portaria n.º 003 de 10 de janeiro de 1997 do Inmetro, que permite as duas possibilidades de comercialização do produto, por preço unitário ou por quilo, com a pesagem feita na frente do consumidor.
Segundo o presidente do sindicato, Joaquim Gonçalves, a medida foi tomada por cerca de 40 panificadoras no estado para coibir a concorrência desleal. “Alguns consumidores estavam encontrando pães com preço abaixo de R$ 0,15, mas com peso inferior a 50 gramas. Foram encontrados pães com até 30 gramas”, explica.
Para Gonçalves, as principais vantagens para os panificadores são deixar de trabalhar com uma margem de erro, pois eles fabricavam o pãozinho um pouco maior para não prejudicar o consumidor. Para os consumidores, ele acredita que a principal vantagem é pagar pelo que está realmente levando.
Fonte: Gazeta do Povo