24.2 C
Três Lagoas
sábado, 10 de maio de 2025

Estudo questiona benefícios de mamografias

08/11/2002 18h22 – Atualizado em 08/11/2002 18h22

Submeter-se frequentemente a mamografias pode ser arriscado para mulheres que apresentam uma mutação genética que aumenta o risco de desenvolvimento do câncer de mama, segundo revelou uma pesquisa alemã.

Os pesquisadores afirmaram que as mulheres que apresentarem os genes BRCA1 ou BRCA2 defeituosos deveriam fazer um exame diferente, porque os raios-X de baixa energia usados nas mamografias poderiam causar mais danos genéticos do que os raios-X normais. Isso aumentaria a suscetibilidade das pacientes ao câncer de mama.

“É um grande risco para essas mulheres”, apontou Marlis Frankenberg-Schwager, da Universidade de Gsttingen, à edição desta semana da revista New Scientist.

Outros cientistas, entretanto, dizem que qualquer risco para mulheres com mutações no câncer de mama seria mínimo. “Não vejo uma boa causa para reconsiderar a mamografia”, afirmou Roger Cox, do Instituto Nacional de Proteção Radiológica da Grã-Bretanha. Ele disse que a Comissão Internacional de Proteção Radiológica em Estocolmo estima que o risco adicional é de apenas uma fração de 1 por cento.

Fonte: Yahoo!

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.