19/11/2002 17h11 – Atualizado em 19/11/2002 17h11
O governador Zeca do PT ressaltou hoje durante reunião com o cônsul-geral alemão, Deiter Zeisler ocorrida hoje na governadoria, a importância de estabelecer parcerias com a Alemanha, principalmente nas áreas de infra-estrutura, agrobusiness e ecoturismo. “Mato Grosso do Sul tem localização estratégica e enormes potencialidades econômicas, e temos grande interesse em intensificar relações e projetos com o país em áreas como a revitalização do transporte ferroviário; investimentos para a preservação do Pantanal e exportação de produtos”, afirmou.
A comitiva alemã, formada também pelo vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, Thomas Timm e o representante do Centro de Informações para o Comércio Exterior na Alemanha, Alexander Hieschle, chegou hoje à Campo Grande e vai permanecer até quinta-feira no Estado onde se reúne com autoridades e visita empresas com o objetivo de identificar possibilidades de cooperação, intercâmbios e parcerias principalmente nas áreas de ecoturismo e agrobussiness entre Mato Grosso do Sul e a Alemanha.
“Iniciamos a cooperação há dois anos, mas agora pretendemos desenvolver e revitalizar as relações , principalmente no sentido de desenvolvermos estudos para detectar produtos de valor agregado e a viabilidade de serem vendidos na Alemanha. Isso deve ser feito através da Câmara e do Centro de Informações que são a plataforma de negócios no relacionamento entre os governos”, afirmou o cônsul.
Segundo o vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil/Alemanha, as primeiras parcerias entre o Estado e a república alemã devem ser iniciadas no primeiro trimestre do próximo ano, quando será realizado um encontro entre empresários brasileiros e alemães onde o principal assunto será infra-estrutura. “Temos boas expectativas e acreditamos que avançaremos rapidamente para que Mato Grosso do Sul possa exportar produtos de valor agregado para a Alemanha”, ressaltou Timm.
Fonte: MS Notícias




