22.9 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Fernando Henrique inaugura amanhã sede definitiva do Arquivo Nacional

19/11/2002 17h19 – Atualizado em 19/11/2002 17h19

Rio – O presidente Fernando Henrique Cardoso estará no Rio amanhã, feriado de Zumbi, para inaugurar, no início da noite, as obras de restauração do Arquivo Nacional, que funciona no antigo conjunto arquitetônico da Casa da Moeda. As obras de restauração levaram cerca de 18 meses e custaram R$ 28,5 milhões, captados sob a coordenação do ministro chefe da Casa Civil da Presidência da República, Pedro Parente, junto a empresas como a Petrobras, Eletrobrás, Correios, Furnas e a Companhia Distribuidora de Gás, e instituições financeiras como o Banco NAcional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e o Itaú Social. Parente participa da solenidade.

Ao longo de 18 meses, cerca de 60 restauradores, engenheiros e arquitetos trabalharam na recuperação do prédio, uma edificação de estilo neoclássico, com as colunas esculpidas em rochas únicas de gnaisse, escadas de granito, com beirais de mármore de Carrara. As novas instalações só serão abertas ao público a partir de março do próximo ano.

Os pesquisadores e visitantes encontrarão no Arquivo Nacional inovações que facilitarão o acesso aos arquivos, agora disponibilizados com maior rapidez e eficiência, em razão da informatização. O acervo contém documentos do final do século XVI aos dias de hoje.

Fonte: Agência Brasil

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.