20/11/2002 15h11 – Atualizado em 20/11/2002 15h11
Os Estados Unidos pediram a seus aliados, inclusive o Canadá, contribuição para uma possível coalizão militar contra o Iraque, anunciou ontem o premiê canadense, Jean Chrétien. “Nós veremos o que temos, veremos o que eles precisam, nós já temos navios, aviões e soldados (na região do Golfo Pérsico)”, disse o primeiro-ministro.
Chrétien ressaltou que o Canadá, um dos maiores colaboradores na guerra dos Estados Unidos contra o terrorismo no Afeganistão, não havia chegado a uma decisão ainda.
O Canadá vem se opondo à idéia de um ataque unilateral norte-americano ao Iraque e diz que os inspetores da Organização de Nações Unidas deveriam receber uma chance apropriada para buscar as armas de destruição em massa do líder iraquiano Saddam Hussein. “Tudo isso, a questão sobre possíveis contribuições, é muito hipotético, porque eu espero que Saddam Hussein coopere e não haja guerra”, disse Chrétien.
O Canadá tem navios de guerra na região. Em 1991, durante a Guerra do Golfo, eles abrigaram caças no Qatar para escoltar jatos dos Estados Unidos no Iraque.
Fonte: Jornal de Brasília




