20/11/2002 14h46 – Atualizado em 20/11/2002 14h46
Preocupados com o clima de favoritismo criado pelas estatísticas, os dirigentes do Grêmio e especialmente o técnico Tite estão pedindo aos jogadores que respeitem o Juventude, adversário do tricolor gaúcho nas quartas-de-final do Campeonato Brasileiro.
O time de Caxias fez uma campanha mais sólida na primeira fase, terminando na quarta colocação, à frente do Grêmio. E isto lhe dá a vantagem de jogar por dois empates contra o tricolor. Mesmo assim, o Juventude ainda é visto como um time que não consegue superar o adversário.
A história recente dos confrontos entre as equipes dá alguma razão às teses criadas pelos torcedores. Nos últimos dez jogos contra o Grêmio, o Juventude venceu três e perdeu sete. E nos últimos dez anos, o time de Caxias perdeu duas decisões de campeonato gaúcho para o tricolor.
Apesar do retrospecto favorável, Tite não aceita a condição de favorito, até porque sabe que o Juventude tem a vantagem, melhor que a das estatísticas, de poder jogar por dois resultados iguais nas quartas-de-final.
Para a partida de domingo, no Olímpico, Tite deverá contar com Tinga, Rodrigo Mendes e Luís Mário. Os três jogadores estavam lesionados, mas devem estar recuperados até o dia do jogo e devem ficar à disposição do treinador gaúcho.
A lesão do atacante Rodrigo Mendes era a mais grave, tanto que ele não participou do último jogo da equipe: vitória sobre o Atlético-MG por 1 x 0, no último domingo, resultado que garantiu o Grêmio na fase decisiva da competição.
Fonte: Jornal de Brasília





