20/11/2002 10h13 – Atualizado em 20/11/2002 10h13
Campo Grande (MS) – O Idoso em Mato Grosso do Sul tem muito a comemorar. A população idosa dispõe hoje de uma política nacional (Lei 8.842/94) e uma política estadual (Lei 2.073/00), que garante direitos, resgatando respeito e dignidade.
Serviços como o Disque Idoso (1401), conselhos de defesa, fóruns e uma rede de atendimento estadual assistem e beneficiam mais de cinco mil pessoas no Estado.
Em Campo Grande, os idosos das Moreninhas podem exercitar suas potencialidades laborais, culturais e físicas no Centro de Convivência Jacques da Luz, espaço entregue pelo Governo Popular, como parte do Programa de Apoio às Pessoas idosas.
A escolha das Moreninhas para a construção do primeiro centro justifica-se pela concentração de idosos, de acordo com pesquisa demográfica realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgados em 1997. Para o IBGE, enter os 22.593 habitantes da região, 1.646 são da terceira idade, o que corresponde a 7,3%, a maior densidade em Campo Grande.
O governo estadual, atento ao crescimento do número de idosos, pretende, com a criação de centros de convivência como o Jacques da Luz, proporcionar ambiente propício ao exercício de uma vida mais saudável, um lugar onde as pessoas nessa faixa etária possam sentir o prazer de realizar atividades lúdicas e exercícios físicos adequados e acompanhados por profissionais habilitados.
Para Eloísa Castro Berro, secretária de Estado de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, a atenção ao idoso é mais um direito constitucional que o Governo Popular faz questão de cumprir sua missão de tornar Mato Grosso do Sul o estado da Inclusão Social.
Fonte: Apn





