20/11/2002 08h49 – Atualizado em 20/11/2002 08h49
Autoridades iraquianas informaram ontem que apresentarão uma relação das armas de destruição em massa do país até a data-limite de 8 de dezembro. O anúncio foi feito pelo diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mohamed El-Baradei, que também confirmou o início das inspeções para a próxima semana.
Em entrevista à rede de TV Al-Jazira, El-Baradei disse que pretende comparar suas informações com as fornecidas pelo governo do presidente Saddam Hussein. O diretor da AIEA afirmou que as discussões na segunda-feira — dia em que a equipe de inspetores chegou a Bagdá — concentraram-se em estabelecer as datas para a entrega dos relatórios.
O chefe da Comissão de Monitoração, Verificação e Inspeção de Armas da ONU (Unmovic), Hans Blix, encontrou-se ontem com autoridades do governo para garantir que o calendário dos trabalhos da equipe será respeitado. O início do trabalho está marcado para a próxima quarta-feira, dia 27. Os locais suspeitos de armazenar armas e produtos químicos, biológicos e nucleares serão verificados sem anúncio prévio afirmou o porta-voz da Unmovic, Ewen Buchanan. Ele afirmou que esse sistema é necessário para que as inspeções tenham credibilidade. ‘‘O governo iraquiano não poderá impor qualquer condição para a sua realização’’, completou.
Antes de iniciar os trabalhos, os primeiros funcionários da Unmovic que desembarcaram em Bagdá tiveram de fazer uma rigorosa faxina nos escritórios da organização. Depois de quatro anos de abandono, as instalações estavam cobertas de pó, e os carros para levar os inspetores sem combustível e pneus vazios.
Fonte: Correio Braziliense





