29.3 C
Três Lagoas
domingo, 14 de dezembro de 2025

Passa no Congresso dos EUA a criação de um ministério para a segurança

20/11/2002 10h01 – Atualizado em 20/11/2002 10h01

WASHINGTON (CNN) – Após meses de debate, o Senado dos Estados Unidos aprovou na terça-feira à noite o projeto de lei que cria o Departamento de Segurança Interna, na maior restruturação administrativa desde o final da Segunda Guerra Mundial, quando foi criado o Departamento de Defesa.

A iniciativa, provocada pelos atentados terroristas de 11 de setembro, e já aprovada pela Câmara, passou no Senado por 90 votos contra 9.

O texto agora irá para sanção do presidente George W. Bush, que se empenhou pessoalmente para a criação de um poderoso ministério para cuidar da segurança do país.

O novo Departamento assume a tarefa de proteger os Estados Unidos de ataques terroristas e terá a seu serviço cerca de 170.000 empregados federeis hoje distribuidos em 22 órgãos governamentais.

“Estamos fazendo grandes progressos na guerra ao terrorismo”, disse Bush, em telefonema de agradecimento ao líder do Senado, Trent Lott. “Esta é uma parte importante da legislação”.

Bush empenhou-se pessoalmente para a criação do novo ministério e, nas últimas semanas, deixou claro que a aprovação da lei era sua prioridade máxima.

O novo Departamento assumirá o controle de órgãos como o Serviço de Imigração e a Alfândega, a Guarda Costeira e o serviço secreto, e terá um orçamento de US$ 37 bilhões.

Fonte: CNN

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.