24.3 C
Três Lagoas
domingo, 14 de dezembro de 2025

Sony adiciona função de download para CDs de música

20/11/2002 16h55 – Atualizado em 20/11/2002 16h55

A Sony Music Entertainment (SME) do Japão irá adicionar uma nova função aos seus CDs de música no início do ano que vem, que permitirá aos usuários armazenar seus CDs originais em PCs, sem violar as leis de direitos autorais.

Com a nova tecnologia da companhia, batizada de Label Gate CD, os CDs da gravadora contarão com dois tipos de dados de música – um deles para reprodução de música em dispositivos de áudio e o outro são dados codificados para serem reproduzidos por PCs.

A empresa explicou que os usuários precisam se conectar a Internet para decodificar os dados de música copiados para seus PCs. Utilizando um produto identificador (PID), que é similar a um número serial, o CD é autenticado e uma chave eletrônica para decodificar os dados é enviada através da Web para os usuários, segundo Yasushi Ide, porta-voz da fabricante.

Uma vez que os dados da música são decodificados, ela pode ser reproduzida através do software Magiqlip, um player de música para PCs da Sony baseado no Windows. Utilizando o Magiqlip, os dados também podem ser copiados para fazer um backup das faixas junto com a chave, que deve ser enviada à Sony para verificação quando a música de backup é rearmazenada.

A música copiada em um drive de disco rígido pode ser transferida para dispositivos de áudio que cumprem com a tecnologia de gerenciamento de direitos digitais (DRM) OpenMG, da Sony, para um determinado número de vezes estabelecido pela própria gravadora.

O primeiro download da chave eletrônica que vai com um CD é gratuito. A Sony planeja cobrar cerca de US$ 1,6 por música para os downloads seguintes. Os usuários não podem optar por decodificar somente uma música do CD. Eles terão que adquirir a chave para o CD inteiro.

Segundo o porta-voz, diversas outras gravadoras estão interessadas na tecnologia Label Gate CD.

Fonte: IDG Now!

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.