21/11/2002 15h15 – Atualizado em 21/11/2002 15h15
Os oftalmologistas que estão corrigindo insuficientemente a miopia ao prescrever óculos ou lentes de contato podem estar fazendo mais mal do que bem, informou a revista New Scientist na quarta-feira.
Uma nova pesquisa da Universidade Politécnica Anglia, em Cambridge, na Inglaterra, demonstrou que a prática atual de “subcorreção” da miopia pode prejudicar ainda mais a visão.
“Milhões de pessoas em todo o mundo podem ter uma visão ainda pior e até estar mais propensas à cegueira, devido a uma idéia antiga e equivocada sobre como corrigir a miopia”, de acordo com a revista.
O oftalmologista Daniel Odocument.write Chr(39)Leary, que comparou tratamentos de miopia, interrompeu um estudo com crianças da Malásia após descobrir que a correção insuficiente estava danificando a visão dos pacientes.
“O estudo deveria durar três anos, mas, após dois anos, quando descobrimos que estávamos prejudicando ainda mais a visão das crianças, tivemos de interrompê-lo prematuramente”, disse ele.
“As pessoas com miopia precisam saber que isso não é coisa certa.”
Na miopia, os músculos do olho não conseguem aplanar as lentes o suficiente para focar a luz de objetos distantes.
Os médicos podem corrigir completamente a miopia ao mover o ponto focal na retina usando óculos ou lentes de contato. No entanto, acreditava-se que isso faria com que o globo ocular se alongasse quando a pessoa olhasse objetos próximos, o que poderia aumentar o risco de doenças oculares e cegueira.
Fonte: Yahoo!





