21/11/2002 15h20 – Atualizado em 21/11/2002 15h20
A festa da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva pode ser comemorara em duas etapas. O PT trabalha ainda com a data de 1º de janeiro para a festa da posse. Mas como a data é considerada inadequada, em função de ser feriado mundial, o PT pode estender as comemorações para o dia 2.
Segundo o secretário de organização do PT, Silvio Pereira, o segundo dia de festejos seria dedicado à participação de missões internacionais na posse do novo presidente.
document.write Chr(39)document.write Chr(39)Tudo ainda está sendo definido e quem dará a palavra final será o próprio Lula. Mas não descartamos a hipótese de realizar uma comemoração no dia 2 para receber as delegações estrangeiras. É inviável ter a presença das delegações no dia 1ºdocument.write Chr(39)document.write Chr(39), disse Pereira.
O calendário das comemorações poderá ainda ser alterado caso a data da posse seja mudada para o dia 6 de janeiro. Pereira disse que o presidente da Câmara, o deputado Aécio Neves (PSDB-MG), está se esforçando para negociar a mudança da data.
Se a data da posse for alterada, o problema da participação das delegações internacionais na festa estará resolvido e as comemorações não precisarão ocorrer em duas etapas.
Segundo Pereira, que participa da comissão encarregada pela organização da festa, o PT vai se reunir com o Itamaraty para começar a discutir a consulta aos países com os quais o Brasil mantém relações diplomáticas sobre a possibilidade de participação de seus representantes na posse de Lula.
document.write Chr(39)document.write Chr(39)Só depois dessa consulta é que podemos começar a enviar os convites para as missões internacionais. Mas o convite não poderá ser impresso enquanto não houver a definição sobre a data da posse.document.write Chr(39)document.write Chr(39)
O secretário disse que o horário da realização da festa pode impedir que a comemoração tenha shows de artistas populares, como estava previsto anteriormente.
Por enquanto, espera-se que a festa comece no começo da tarde do dia 1º de janeiro e se encerre por volta de 20h. document.write Chr(39)document.write Chr(39)Ficará muito tarde para haver shows depois desse horário. Será difícil acomodar todo mundo que deverá ir a Brasília participar do eventodocument.write Chr(39)document.write Chr(39), disse Pereira.
Os diretórios do PT localizados nos 27 Estados do país enviarão caravanas para Brasília para participar da festa da posse de Lula. A expectativa é que a festa reúna pelo menos 500 mil pessoas. Os hotéis da cidade já estão lotados e estas caravanas provavelmente terão de retornar no mesmo dia para seus Estados.
Fonte: Folha Online





