21/11/2002 10h48 – Atualizado em 21/11/2002 10h48
Um homem foi preso e outros dois condenados por participarem de uma campanha de difamação on-line feita contra a ex-namorada de um deles.
O crime se enquadrou na lei de proteção de dados (DPA – Data Protection Act) do Reino Unido e Philip Nourse, de 21 anos, foi condenado a cinco meses de prisão depois de publicar fotos explícitas de sua ex-namorada em um site na web.
Nourse declarou-se culpado pela obtenção de informações pessoais, por ter realizado mudanças na foto sem prévia autorização e por difamação. Ele usou a senha da moça para acessar sua página em um site chamado Friends Reunited. Esse site oferece um serviço para que amigos antigos se reencontrem e saibam o que cada um está fazendo da vida, por exemplo.
Além disso, Nourse convenceu dois amigos que trabalhavam –até então– na operadora de telefones celular O2 a enviarem para ele mensagens a partir do telefone da sua ex-namorada. Os dois foram demitidos e também serão julgados sob o DPA.
“Em qualquer empresa de telecomunicações, sempre haverá algumas pessoas que terão acesso livre para determinadas áreas, e esse foi o caso aqui”, disse Sally Beamand, da O2. “Quando infrações acontecem, punimos os culpados de todas as formas possíveis.”
Fonte: Folha Online




