29.3 C
Três Lagoas
domingo, 14 de dezembro de 2025

Lula quer integração política antes da Alca

21/11/2002 15h01 – Atualizado em 21/11/2002 15h01

A integração das Américas deve começar pela política, declarou ontem o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, ao discursar ontem de manhã para os participantes da Cúpula Parlamentar de Integração Continental , que reuniu políticos de 35 países do continente em Brasília.

A proposta, muito bem recebida pela platéia reunida num café da manhã na casa de Aécio Neves, presidente da Câmara e governador eleito de Minas, coloca uma pequena pedra no caminho da criação da Alca (Área de Livre Comércio das Américas), acordo ainda em discussão que elimina as barreiras tarifárias entre seus integrantes, nos moldes da Comunidade Européia.

A Alca transformou-se na principal iniciativa diplomática para o continente do governo dos Estados Unidos. Não por outra razão, o presidente George W.

Bush foi um dos primeiros chefes de Estados a cumprimentar Lula pela vitória nas eleições, num telefonema em que fez o convite para um encontro na Casa Branca, que ficou marcado para o dia 10 de dezembro (veja matéria abaixo).

Hoje cedo, Lula estará no Centro de Treinamento do Banco do Brasil, local de trabalho da equipe de transição. Sua primeira atividade de agenda será cumprimentar Otto Reich, secretário adjunto de Estado para Assuntos do Hemisfério Ocidental e que responde diretamente ao secretário Colin Powell.

Reich vai se reunir com o presidente nacional do PT, José Dirceu, e assessores da equipe de transição. Além do protocolar ajuste para o encontro do dia 10, em Washington, Reich irá reafirmar o interesse de seu governo na criação da Alca, cuja data limite é 2005.

Fonte: Jornal da Tarde

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.