21/11/2002 16h21 – Atualizado em 21/11/2002 16h21
O representante adjunto de comércio dos Estados Unidos, Peter Allgeier, afirmou ontem ter ficado bastante impressionado com o interesse dos integrantes do próximo governo sobre a relação comercial entre o Brasil e os Estados Unidos, as negociações em andamento e as perspectivas para o futuro. “A impressão foi muito positiva e a coisa mais importante a lembrar é que o Brasil e os Estados Unidos têm interesses duradouros de trabalharem juntos, inclusive no comércio”.
Entre os representantes do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, Allgeier já conversou com o economista Guido Mantega, com o deputado e senador eleito, Aloizio Mercadante, e com o presidente nacional do PT, José Dirceu.
No encontro com Mercadante ocorrido ontem, o representante americano disse que o deputado estava interessado em obter informações sobre os acordos bilaterais que os Estados Unidos estão negociando com países como o Chile. E teria questionado o motivo de nunca ter sido feito um acordo dessa natureza com o Brasil.
Allgeier respondeu que essa possibilidade nunca foi solicitada pelo governo brasileiro. Mas observou que seu país está aberto a trabalhar de diferentes maneiras para chegar ao livre comércio. “Eu respondi que deixamos as portas abertas para a nova administração decidir o que vai fazer”, disse, acrescentando ser “muito bom o fato de estarem interessados em todos os aspectos do relacionamento bilateral”.
Fonte: Jornal da Tarde


