24.2 C
Três Lagoas
domingo, 14 de dezembro de 2025

Impacientes têm o dobro de chances de ter hipertensão

22/11/2002 10h06 – Atualizado em 22/11/2002 10h06

Se você é impaciente ou vive sob pressão, há uma boa chance de desenvolver hipertensão – e precocemente. Essa é a conclusão do primeiro estudo que analisou a associação entre a hipertensão e uma característica do comportamento de “tipo A” chamada impaciência/urgência de tempo, disseram pesquisadores durante o encontro da Associação Americana do Coração.

LiJing L. Yan, da Universidade Northwestern, em Chicago, e colegas analisaram 13 anos de dados de um estudo maior, chamado Cardia. A pesquisa envolveu uma amostra de cerca de 3,1 mil pessoas, entre 18 e 30 anos, que se inscreveram no Cardia em 1985. Os participantes responderam a quatro questões: Você come rápido? Você fica chateado com freqüência se tem de esperar? Você se sente pressionado freqüentemente? Você geralmente se sente pressionado ao final do dia?

As pessoas que estavam mais propensas a responder sim a essas perguntas tinham um risco duas a três vezes maior de desenvolver hipertensão, em comparação ao grupo mais calmo. E Yan destacou que o grupo tem hoje apenas entre 33 e 45 anos, de modo que essas pessoas estão desenvolvendo o problema em idade precoce. Muitos fatores podem contribuir para a hipertensão, como dieta, exercícios, fumo e outros aspectos de estilo de vida.

No estudo, cerca de 6% dos participantes deram uma resposta afirmativa a todas as questões. Aqueles que sentiam muita impaciência ou urgência tendiam a ser de cor branca, do sexo feminino e ter maior grau de educação. Também estavam mais propensos a fumar mais, consumir mais álcool e praticar menos exercícios.

Fonte: Jornal de Brasília

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.