22/11/2002 16h23 – Atualizado em 22/11/2002 16h23
Criada para desenvolver o policiamento ostensivo e preventivo fardado nas escolas públicas estaduais, municipais e privadas a Coordenadoria de Policiamento Escolar (CPE), vinculada ao 1º Batalhão da PM (1º BPM) realizou em outubro deste ano 456 visitas às instituições de ensino de Campo Grande.
O objetivo do efetivo responsável pelo policiamento escolar é coibir a violência e a criminalidade nas comunidades estudantis da Capital. Com essa missão, os PMs realizaram no mesmo período 28 palestras educativas de prevenção às drogas e a violência e trataram com estudantes e pais de alunos outros temas relacionados ao ambiente escolar.
O desempenho dos PMs nas escolas vêm sendo destacado pelos diretores das instituições que solicitaram ao secretário de Justiça e Segurança Pública, Almir Paixão, a continuidade do trabalho em 2003.
Treinados para tratar com crianças e jovens esses policiais fazem o acompanhamento e fiscalização da entrada e saída de alunos, professores e demais funcionários das escolas. Realizam vistorias internas quando existe suspeita de uso de drogas, porte de armas e explosivos, e combatem as gangues que venham a provocar distúrbios na comunidade escolar.
Além disso, os PMs lotados na CPE fiscalizam terminais de transbordo e pontos de ônibus no horário de deslocamentos dos alunos, nas praças públicas e bares nas proximidades das escolas.
Fonte: MS Notícias




