27/11/2002 13h41 – Atualizado em 27/11/2002 13h41
O grupo de defesa dos direitos humanos no Camboja “Lichado” anunciou hoje que pressionará as autoridades do país para que processem uma mulher que pregou o pé da filha no chão como forma de castigo por ter saído de casa sem permissão. De acordo com a diretora do grupo, Naly Pilorge, sua organização reclamará com a polícia sobre a forma como tratou o caso e continuará pressionando por uma ação judicial.
Savoeun, que mora na província de Kompong Thom, cerca de 170 quilômetros ao norte de Phnom Penh, admitiu que na quarta-feira da semana passada pregou o pé direito de sua filha de 13 anos no chão como castigo por sair de casa à noite sem permissão e para servir de exemplo a suas irmãs.
Além disso, depois de retirar o prego, de cinco centímetros aproximadamente, obrigou a menina a buscar água num poço situado a 100 metros da casa, sob o olhar atento de suas irmãs.
A polícia decidiu libertar Mao Savoeun, de 35 anos, após ela ter alegado que tem de cuidar de suas quatro filhas, prometendo que o fato não se repetirá.
Fontes da Lichado afirmaram que se conseguirem levar este caso aos tribunais, será a primeira vez que um ato de violência doméstica seja julgado nessa província.
Fonte: Agência EFE




