22.1 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

DOURADOS: Lombadas já multam motociclistas

28/11/2002 09h24 – Atualizado em 28/11/2002 09h24

Dez das 26 lombadas eletrônicas de Dourados já estão aferindo a velocidade das motocicletas e multando condutores que passam acima do limite de 30 km/h. A informação foi confirmada ontem pela Superintendência de Transporte e Trânsito da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. A fiscalização das motocicletas está sendo feita desde o início deste mês.

De acordo com o superintendente de Transporte e Trânsito, Oslon Paes de Barros, a prefeitura decidiu instalar o equipamento que registra a velocidade das motocicletas para garantir maior segurança nos locais onde estão instaladas as lombadas. “Como as lombadas marcavam apenas a velocidade dos automóveis, muitos motociclistas não respeitavam o limite de velocidade.

Barros disse que sua superintendência não tem levantamento sobre o volume de multas aplicadas desde que as motocicletas passaram a ser fiscalizadas pelo equipamento eletrônico. A intenção da prefeitura é que no futuro todas as lombadas estejam equipadas com sensor para motocicletas. O município conta com trânsito de mais de 5 mil motos. De cada 10 acidentes registrados nas vias da cidade, 4 envolvem este tipo de veículo.

O Detran garante que o uso das novas lombadas eletrônicas para fotografar os condutores de motos é inédito no País. Dourados foi o primeiro município do Estado a contar com sensores para controlar a velocidade de motos. Na verdade, desde o mês de agosto, o município já estava em condições de autuar os condutores, mas devido à determinação do próprio Detran, as notificações acabaram sendo adiadas e valendo somente a partir deste mês.

Os equipamentos foram instalados no fim do primeiro semetre deste ano e já passaram pela aferição do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia), pelo prazo educativo de 15 dias e agora estão aptos para multar.

O diretor do Detran, José Donizete Ferreira de Freitas, explica que a instalação das lombadas eletrônicas para flagrar também motos é uma ação preventiva e não um novo meio de arrecadação. Segundo ele, esse projeto teve custo zero ao Detran, que solicitou a alteração das lombadas eletrônicas à empresa licitada com contrato até o próximo ano, preocupado com o alto índice de motociclistas envolvidos em acidentes.

Fonte: Correio do Estado

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.