28/11/2002 16h35 – Atualizado em 28/11/2002 16h35
O Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, de Três Lagoas, inaugura hoje, às 17h, o serviço de atendimento ao câncer (oncologia). Ele funcionará provisoriamente em um espaço do hospital, de frente à avenida Rosário Congro.
Essa é um reivindicação que vem sendo motivo de luta do hospital. Uma equipe de médicos de Presidente Prudente-SP será a responsável pelo tratamento dos pacientes.
O hospital fará apenas quimioterapia e, em casos de emergência, internação. De início serão atendidas pessoas que tenham convênio ou particular. Isso porque o credenciamento no Sistema Único de Saúde (SUS), que já foi aprovado, está em andamento e precisa de todas as documentações necessárias e publicação no diário oficial.
Com o serviço de oncologia, muitos três-lagoenses que faziam tratamento em cidades do interior de São Paulo, de até 400 quilômetros de distância, serão beneficiados.
A radioterapia não será instalada de imediato por se tratar de um material caro, e que o hospital não tem como adquirir.
ESPAÇO
O espaço é pequeno e foi montado em um local onde ficavam alguns dormitórios das irmãs. Por conta disso o serviço funcionará provisoriamente neste setor e a expectativa é que um lugar maior seja construído em um terreno que pertence ao hospital, ao lado desses quartos.
BOX
Diabetes e hipertensão
Em Três Lagoas, o Programa Municipal de Diabetes e Hipertensão está convocando todas as pessoas que fazem o tratamento para a reunião que acontece hoje, a partir das 7h30, na Câmara Municipal.
Durante as palestras que abordarão a saúde relacionada a diabetes e hipertensão, os integrantes do programa farão o recadastramento para a distribuição gratuita dos medicamentos.
Todos os dados os pacientes serão mandados para o Ministério da Saúde, em Brasília, para que os remédios sejam encaminhados.
Hoje na cidade, cerca de 5 mil pessoas recebem os medicamentos no Centro de Especialidades Médicas (CEM), localizado na avenida Clodoaldo Garcia.





