28.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Diuréticos na lista de medicamentos de risco

29/11/2002 08h05 – Atualizado em 29/11/2002 08h05

Os diuréticos freqüentemente prescritos para incentivar a produção de urina em pacientes com insuficiência cardíaca podem, ao contrário do esperado, levar à morte, afirmaram pesquisadores. O principal perigo é que os médicos esperam os diuréticos funcionarem antes de iniciar um tratamento, como a diálise, para retirar do sangue as toxinas normalmente filtradas pelos rins. Os pacientes que sofrem de insuficiência renal aguda geralmente têm o fluxo urinário suprimido e recebem agentes diuréticos para eliminar o excesso de água no organismo.

Contudo, um estudo com 552 pacientes de quatro hospitais da Califórnia (EUA), conduzido entre 1989 e 1995, verificou que os que recebiam diuréticos tinham um risco significativamente maior de morte ou de nunca recuperar a função renal.

Entre 300 mil e 500 mil pacientes de hospitais norte-americanos desenvolvem insuficiência renal enquanto estão internados, e entre metade e três quartos deles recebem diuréticos, aponta a pesquisa publicada na edição desta semana do Journal of the American Medical Association.

Os pacientes renais que não respondem aos diuréticos podem sofrer uma reação tóxica aos agentes e, ao excretar mais urina, poderiam disfarçar a gravidade do distúrbio renal, disse o autor do estudo, o médico Ravindra Mehta, da Universidade da Califórnia, em San Diego.

Fonte: Jornal de Brasília

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.