29/11/2002 14h05 – Atualizado em 29/11/2002 14h05
SANTOS, SP – Um acidente no Porto de Santos deixou três pessoas gravemente feridas na manhã de hoje. Funcionários de uma empresa terceirizada faziam a manutenção de um guindaste quando o equipamento de 45 metros de altura e 250 toneladas caiu sobre um contêiner, prendendo um trabalhador entre as ferragens e ferindo outros dois operários. As vítimas foram socorridas e estão internadas na Santa Casa de Santos.
O guindaste já havia apresentado problemas e era vistoriado por uma equipe da empresa Spartacus, que presta serviços à Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), que administra o cais.
O presidente do Sindicato dos Operadores de Guindestes e Empilhadeiras da Baixada Santista, Waldemar Novaes Coelho, disse que o acidente poderia ter sido evitado se as normas técnicas de segurança fossem cumpridas. ´´Tivemos aqui uma imperícia muito grande, uma falta de responsabilidade. Não havia técnico nem engenheiro no local´´.
Segundo testemunhas, a cabine dos fiscais de operação não foi atingida. Portuários que trabalhavam nas proximidades disseram que o atraso na atracação de um navio pode ter impedido que ocorresse uma tragédia. Segundo os próprios portuários, é comum nas atracações, estivadores e caminhoneiros ficarem nas proximidades dos guindastes.
Fonte: JB Online





