24.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Otan diz que guerra contra o Iraque ainda não está decidida

29/11/2002 14h19 – Atualizado em 29/11/2002 14h19

SÓFIA – O comandante-em-chefe das forças da Otan na Europa, o americano Joseph Ralston, disse hoje, em Sófia, na Bulgária, que ainda não “está decidida” uma guerra ao Iraque e que espera que as armas iraquianas possam ser destruídas por meios pacíficos.

Ralston fez essas declarações depois de se reunir com o chefe do Estado Maior do exército búlgaro, Nikola Kólev, em Sófia, onde iniciou hoje visita oficial de dois dias.

“Não está decidido ainda se haverá uma operação militar no Iraque”, disse Ralston em relação à possível participação búlgara na operação militar contra o país árabe.

“Todo militar que viu um combate deseja que este seja o último recurso”, disse Ralston, que acredita que as armas de destruição em massa iraquianas possam ser eliminadas por meios pacíficos, mas advertiu que os militares devem estar prontos para seguir as instruções políticas.

Ralston disse que, uma vez convidada a entrar na Otan, a Bulgária deverá cumprir uma série de requisitos políticos e militares, e elogiou a reforma das forças armadas búlgaras que, em apenas cinco anos, foram reduzidas de 95 mil para menos de 55 mil integrantes.

Fonte: JB Online

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.