29/11/2002 14h00 – Atualizado em 29/11/2002 14h00
O preço do frango deverá pesar cada vez mais no bolso do consumidor no próximo ano. Nos supermercados, o custo do produto dobrou do início deste ano para cá, passando de R$ 1,30 para R$ 2,60 o quilo, em média, e não há perspectiva de queda. Os motivos são a baixa na safra do milho, este ano, e também dos impostos para a importação do produto.
“No melhor dos cenários, o preço deve se manter”, prevê Sérgio Caixeta, gerente comercial da Asa Alimentos, produtora de frango do DF. Os produtores calculam que a safra do milho (matéria básica para produção de ração) cairá, este ano, entre 15% a 17%.
O desfalque poderia ser amenizado com a safrinha, cujo plantio ocorre em fevereiro. “Mas as chuvas atrasaram muito. Com isto, não dará mais tempo de plantar milho. O que seria mais seguro seria cultivar o sorgo, que substitui o milho na alimentação animal”, ressalta Macel Caixeta, vice-presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), também presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás.
A situação é complicada. Tanto é verdade que o governo acaba de zerar o imposto para a importação do milho. O problema, porém, vem desde o ano passado, quando o preço do milho ficou abaixo do custo, servindo como desestímulo para o plantio do produto. O governo adotou um preço mínimo para o milho, este ano, mas mesmo assim muitos produtores o trocaram pela soja.
Fonte: Jornal de Brasilia





