02/12/2002 13h54 – Atualizado em 02/12/2002 13h54
Uma epidemia misteriosa matou 44 crianças indianas em um mês no estado mais populoso da Índia, Uttar Pradesh, informaram autoridades médicas no fim de semana.
Uma equipe do Instituto de Doenças Transmissíveis do país foi enviada rapidamente para a área de Saharanpur para investigar os casos da enfermidade desconhecida, segundo o médico Ghanshayam Singh, chefe médico local.
“É difícil determinar a causa exata da epidemia e um grupo do Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis já retirou amostras de sangue para analisar o problema”, disse ele à Reuters.
Os moradores de Saharanpur acreditam que a epidemia esteja ligada à falta de saneamento básico, mas autoridades locais culpam os próprios pais por levaram as crianças doentes para serem tratadas por pessoas sem qualificação.
“A condição nos vilarejos é muito ruim e acredito que entre 100 e 150 crianças morreram”, apontou Vinay Yadav, pai de uma criança doente.
Alguns médicos disseram que os sintomas de dores de cabeça e febre indicam para a encefalite japonesa, que é transmitida por mosquitos, mas não houve uma confirmação oficial.
“A maioria dos casos é de crianças na faixa de 1 a 5 anos de idade, e a queixa mais comum é dor de cabeça e febre”, acrescentou Singh.
Fonte: Yahoo!




