02/12/2002 16h48 – Atualizado em 02/12/2002 16h48
O governo liberiano anunciou hoje que fechava “por precaução” sua fronteira com a Costa de Marfim, onde movimentos rebeldes tomaram o controle de várias cidades próximas desde 28 de novembro. “A partir de hoje o governo da Libéria fecha sua fronteira com a Costa de Marfim por precaução para evitar a entrada de qualquer individuo ou grupo”, disse o ministro das relações exteriores, Monie Captan, numa coletiva em Monróvia. Entretanto, o governo autorizará os refugiados dos dois países a entrarem em seu território, disse Captan.
Conforme um dirigente do Alto Comissionado da ONU para os Refugiados (ACNUR), cerca de 7 mil pessoas que fogem dos combates, em cidades do oeste da Costa de Marfim em mãos dos rebeldes, vão para o leste do país.
Numerosos testemunhos de estrangeiros repatriados à Abidjã pelo exército francês assinalaram que havia liberianos em Danané, a 20 km da fronteira entre os dois países.
No entanto, a participação de combatentes liberianos nos grupos de rebeldes que reivindicaram a tomada de Man e Danané (oeste) não foi confirmada.
Fonte: AFP




