22.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Abuso sexual pode levar diocese de Boston à falência

03/12/2002 14h25 – Atualizado em 03/12/2002 14h25

Diante da ameaça iminente de ser condenada a pagar até centenas de milhares de dólares de indenizações para 450 vítimas de abuso sexual por parte de sacerdotes, a arquidiocese católica de Boston (EUA) está considerando entrar com um pedido de concordata preventiva. A notícia, antecipada no fim de semana pelo jornal The Boston Globe, provocou irritação dos advogados que acionam a arquidiocese, receosos de que tudo não passe de uma manobra da Igreja para reduzir o valor das indenizações.

“Eles deveriam declarar a falência de uma vez, ou então parar de falar sobre o assunto”, protestou Jeffrey Newman. Seu escritório representa metade dos queixosos. A porta-voz da arquidiocese, Donna Morrisey, classificou a reportagem do Boston Globe “prematura e especulativa”, mas não desmentiu categoricamente a hipótese da concordata. “Estamos em processo de mediação e estamos examinando todas as possibilidades”, declarou.

Representantes da arquidiocese e cerca de 40 advogados de vítimas de abuso sexual negociam há meses o valor das indenizações. Para os advogados, um pedido de concordata por parte da Igreja seria claramente desfavorável: a lei de falências determina que, neste caso, ambas as partes façam concessões e sejam reduzidos os honorários dos defensores. Todos os que demandam indenizações teriam de se unir em um só grupo, para efeito de representação na Justiça, e novas ações só seriam recebidas depois de um prazo a ser fixado.

Fonte: Jornal da Tarde

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.