22.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Cerca de mil crianças israelenses tentaram suicído em 2001

03/12/2002 11h23 – Atualizado em 03/12/2002 11h23

Cerca de mil crianças tentaram o suicídio em Israel durante o ano de 2001, a grande maioria vítima de abuso sexual e violência familiar, informou hoje, o jornal independente Iediot Ahronot. Cem dos que tentaram se matar são crianças com idade entre 8 e 12 anos de idade. O número total é 10% maior que o registrado em 2000.

O diretor da Comissão Nacional do Menor, Isaac Kadman, disse ao jornal de Tel Aviv que as principais causas do fenômeno, sem precedentes neste país, são, além do abuso sexual e dos ataques físicos e verbais, o fato de que diariamente estes casos são divulgados através da imprensa. Outra das causas é o consumo de entorpecentes por parte dos pais, o que os leva a se descuidarem de seus filhos, acrescentou Kadman.

A grave recessão econômica em Israel se soma à tensão provocada pelos sangrentos choques com os palestinos, que já duram mais de dois anos. Mas, mais que os problemas econômicos e a insegurança, o primeiro fator que predispõe as crianças a tentarem o suicídio costuma ser a violência dos filmes e das séries de TV.

Edna Shitrit, especialista em assuntos da infância e da adolescência, acrescentou que os menores manifestam essa tendência em seus diários e por meio anotações em papéis. Os sinais que devem preocupar os pais são a indiferença, o isolamento, o sono excessivo e a falta de apetite das crianças, segundo Shitrit, do Ministério do Trabalho e Bem-estar Social.

A funcionária acrescentou que outros sinais são a queda do rendimento escolar e a indiferença em relação ao meio no qual vivem. Uma das formas mais adequadas para descobrir o que os aflige, disse a especialista, é conversar com elas.

Fonte: Agência EFE

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.