03/12/2002 10h24 – Atualizado em 03/12/2002 10h24
O Iraque disse hoje que entregará no próximo sábado (7) o informe sobre seu arsenal militar, um dia antes do prazo final fixado pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), afirmou um alto funcionário do governo iraquiano.
“Como prevê a resolução 1441, entregaremos nossa declaração a tempo, no dia 7 deste mês, e a Comissão de Controle, Verificação e Inspeção da ONU e a Agência Internacional de Energia Atômica a levará a Nova York e a Viena”, disse o porta-voz Hossam Mohammed Amin.
Pela nova resolução do Conselho de Segurança da ONU para o desarmamento de Bagdá, o governo do presidente Saddam Hussein tem até domingo (8) para apresentar a declaração de armamentos nucleares, químicos e biológicos.
Hoje os inspetores de armas da ONU entraram em um palácio presidencial no distrito de Karkh, no centro de Bagdá, no sexto dia da missão que busca armas de destruição em massa no Iraque, afirmaram testemunhas.
Ontem os inspetores foram a uma indústria bélica e a uma destilaria. Anteontem, visitaram um heliporto usado para pulverização agrícola e uma indústria militar.
Os inspetores dizem que ainda não encontraram sinais de armas de destruição em massa no Iraque, mas lembram que ainda estão nos primeiros dias de sua missão, que pode durar mais que um ano.
Os iraquianos, que vêm colaborando com a missão da ONU, dizem que não tem qualquer tipo de arma proibida e que os Estados Unidos estão buscando na inspeção um pretexto para iniciar uma guerra.
Os inspetores passaram quatro anos longe do Iraque, de onde saíram em 1998 acusando Saddam de não colaborar. Sob pressão norte-americana, Bagdá autorizou a volta dos inspetores de armas.
Fonte: FolhaNews




