03/12/2002 10h09 – Atualizado em 03/12/2002 10h09
A lista de animais em extinção no Brasil e, conseqüentemente, em Mato Grosso do Sul vai sofrer alteração. No próximo dia 12, a versão atualizada da Lista de Espécies da Fauna Silvestre Ameaçadas de Extinção será anunciada pelo Ministério do Meio-Ambiente.
A inclusão de peixes e de espécies recém descobertas na composição do documento e a adoção de uma nova metodologia de aferição da situação na natureza, bem como o estabelecimento de critérios de classificação mais específicos farão aumentar o número de espécies em relação à lista anterior, elaborada há 13 anos. Outras espécies, cuja a situação de ameaça tenha se revertido nos últimos anos, deverão sair da lista.
Constam no documento de 1989, espécies características do cerrado e da planície pantaneira, como o cervo-do-pantanal, tamanduá-bandeira, onça pintada, lobo guará e jaguatirica. A lista foi elaborada pela Fundação Biodiversitas, em parceria com a Sociedade Brasileira de Zoologia, o Conservation International do Brasil e a ONG Terra Brasilis.
Fonte: Campo Grande News





